Conheça a Incot Premium - solicite mais informações

Funcionamento : Seg - Sex das 8:00 as 18:00
  Contato : (48) 4042-0957

Aumento da Anteversão Femoral em Crianças

01. Aumento da anteversão do fêmur

Esta é a primeira postagem de uma série de três que trata de causas de intoeing em crianças típicas.

O fêmur proximal (porção do osso da coxa que articula com a pelve para formar a articulação do quadril) é antevertido na maior parte dos humanos. Anteversão significa que essa porção do osso é “torcida” para a frente.

Os bebês têm uma grande anteversão (média de 40 graus) e esse valor reduz gradualmente à medida que a criança cresce, até cerca de 10 anos de idade. Em um adulto, a anteversão femoral média é de 15 graus.

Algumas crianças caminham “com os pés para dentro” para acomodar o excesso de anteversão femoral fisiológica. Isso acontece inconscientemente. Normalmente, essas crianças sentem-se confortáveis ao sentar em W e apresentam aumento de rotação interna do quadril durante o exame físico.

Não há indicação de tratamento de crianças típicas que apresentem aumento da anteversão femoral fisiológica e que não tenham sintomas ou prejuízo funcional de suas atividades. Para os raros casos de intoeing persistente após os 8 a 10 anos em crianças típicas, uma avaliação é sugerida.

 

 

Quer saber mais sobre o intoeing benigno nas crianças? Você encontra detalhes no site.

Confira o link na bio.

*Essa publicação não visa a realização de diagnósticos ou orientação de tratamentos. Consultas médicas devem ser realizadas para esses fins.*

Dra. Adriana Ferraz
Ortopedia Pediátrica
CRM/SC 15877 RQE 10802

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 4 =

Precisa de ajuda?