Conheça a Incot Premium - solicite mais informações

Funcionamento : Seg - Sex das 8:00 as 18:00
  Contato : (48) 4042-0957

News

7 causas mais comuns de dores nas mãos

Arrasta para o lado e confira!

Essas são as causas mais comuns, mas vale lembrar que um diagnóstico preciso só pode ser realizado por um ortopedista especializado!

 

Entre em contato com a Incot e livre-se da dor e desconforto!

 

Leia mais

Osteoporose. O inimigo invisível das mulheres que causa alto impacto na saúde

No mundo inteiro ocorre uma fratura a cada 3 segundos em decorrência da osteoporose e a tendência é que esse número aumente com o envelhecimento da população

Como vencer a osteoporose? É bem provável que você conheça a história de alguma idosa que caiu em casa e quebrou o quadril. Geralmente, esses acidentes domésticos ocorrem de forma inesperada e podem ter consequências devastadoras.

A osteoporose é um inimigo silencioso das mulheres e ceifa milhares de vidas todos os anos no mundo inteiro. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a osteoporose é uma doença com alto impacto na vida das mulheres após a menopausa.

Após os 50 anos de idade, aproximadamente metade das pessoas terão osteoporose ou osteopenia, sendo que destes, metade sofrerá pelo menos uma fratura em acidentes domésticos (quedas em casa).

No mundo inteiro, ocorre uma fratura a cada 3 segundos em decorrência da osteoporose e a tendência é que esse número aumente com o envelhecimento da população.

O objetivo deste texto é despertar a consciência sobre uma doença grave e potencialmente fatal, em decorrência da fratura do quadril.

Então, se você estiver com idade entre 55 – 65 anos e já estiver na menopausa há mais de 5 anos é muito provável que já tenha começado a desenvolver a osteoporose. Leia o texto até ao final e divida esse conhecimento com outras mulheres.

Afinal, o que é a osteoporose?

A osteoporose é caracterizada pela “atrofia dos ossos”, diminuição da resistência dos ossos e maior risco de fraturas. O nome chega a ser autoexplicativo, pois o nome da doença – OSTEOPOROSE, indica que a doença causa um aumento da porosidade dos ossos.

O resultado do enfraquecimento dos ossos são fraturas em quedas simples em ambiente domiciliar, dor crônica na coluna e perda da qualidade de vida.

Por que tratar a Osteoporose?

Explica o cirurgião ortopédico, Dr. Anderson Kumandala, que quando pretendemos tratar uma paciente com osteoporose, algumas perguntas vêm à mente. A primeira é: Por que tratar?

“A resposta é simples! Porque queremos evitar a alta taxa de complicações causadas por essa doença. Nos Estados Unidos, a osteoporose é a causa de 1,5 milhão de fraturas do quadril todos os anos, a maioria, em mulheres aposentadas e na menopausa”, observa.

No primeiro ano após uma fratura de quadril, 30% dos pacientes vão a óbito. As limitações funcionais após a fratura do quadril também são preocupantes.

Estima-se que 60% dos pacientes necessitam de auxílio para caminhar, enquanto 90% relatam perda da capacidade de realizar atividades da vida cotidiana.

Tratar das mulheres com osteoporose é cuidar de quem nos protegeu e amou a vida inteira. Como saber se você tem osteoporose?

O especialista lembra que a osteoporose é uma doença silenciosa e a maioria dos pacientes só descobre após sofrera primeira fratura. Geralmente, a fratura do punho (pulso) ocorre em mulheres por volta dos 55 anos após uma queda, é o primeiro sinal de fragilidade óssea.

Por não causar dor, os pacientes dificilmente procuram o médico para investigar e fazer o diagnóstico. Cabe ao médico fazer uma busca ativa em todas as pacientes acima dos 50 anos e na menopausa.

Alguns exames são úteis no diagnóstico, entre eles:

  • Radiografias;
  • Densitometria óssea;
  • Exames de sangue (vitaminas D, K, E, Magnésio, Cálcio, etc).

Coisas que aumentam o risco de desenvolver a osteoporose:

Doença é inimiga das mulheres e pode causar quedas com graves consequências – Foto: Divulgação iStock

É consenso que a osteoporose é causado pela combinação de múltiplos fatores, entre eles:

  • Idade
  • Sexo feminino
  • História familiar
  • Etnia (caucasianos e orientais)
  • Uso crônico de corticóides
  • Tabagismo
  • Alcoolismo
  • Sedentarismo
  • Baixa exposição solar
  • Deficiência crônica de Vitamina – D.

Qual a melhor abordagem de tratamento?

A osteoporose é uma doença crônica e de difícil tratamento. Recomenda-se que a paciente seja acompanhada por uma equipe multidisciplinar sob supervisão de um médico especialista.

A ortopedia é a especialidade responsável por cuidar da saúde dos ossos, músculos, cartilagem e o maior interessado em prevenir as fraturas decorrentes da fragilidade óssea causada pela doença.

Entretanto, fazem parte da equipe nutricionista, endocrinologista, ginecologista e urologista.

“Espero que as informações aqui compartilhadas tenham impactado você positivamente. Caso esteja na faixa etária susceptível, faça uma investigação e previna-se”, diz o cirurgião ortopédico, Dr. Anderson Kumandala.

Dr. Anderson Kumandala – CRM: 20876 – RQE: 14341

 Incot

  • O Incot é uma clínica com 38 médicos especialistas em ortopedia e traumatologia. São mais de 18 anos de excelência nesses serviços.
  • É um lugar para a realização de exames complementares de RX e ultrassonografia, além de tratamentos e atendimentos de emergência.

“Pensou em Ortopedia, pensou em InCOT, maior clínica de ortopedia da Grande Florianópolis.”

Dr. Anderson Kumandala, cirurgião ortopédico – Foto: Divulgação Incot

InCOT Mauro Ramos.

  • Segunda a sexta, das 8h às 18h;
  • Telefones: (48) 3222-0901 / (48) 4042-0870 / (48) 4042-0957;
  • WhatsApp – (48) 9 9685-0099 (48) 9 8853-5706;
  • Av. Mauro Ramos, 901, Centro – Florianópolis/SC.

InCOT Premium.

  • Segunda a sexta, das 8h às 18h;
  • Telefones: (48) 3222-0901 / (48) 4042-0870 / (48) 4042-0957;
  • Whatsapp – (48) 9 9690-3958;
  • Rua Luiz Delfino, nº 31, 1º andar, Ed. Centro Médico Montes Alpha – Florianópolis/SC.
Leia mais

Você sente dor no calcanhar? Pode ser fascite plantar.

Especialista Marcelo Andre Rocha Ostrowski explica sobre causas, tratamentos e exercícios para aliviar a dor causada pela fascite plantar

Tem dores no tornozelo? Pode ser fascite plantar – Foto: Reprodução/NDA dor na região da planta do pé é uma causa comum de consulta ortopédica. Entre elas, a mais comum é a fascite plantar. Mas o que é isto?

Explica o médico Marcelo Andre Rocha Ostrowski que as dores ao redor da região calcaneana são tecnicamente chamadas de talalgias, as quais podem ocorrer tanto na região plantar, a sola do pé, por sobrecarga, e/ou por estiramento, bem como o acometimento da região posterior , onde o tendão de Aquiles se insere no calcanhar (é também um tipo de talalgia), porém com causa e tratamento distinto da fascite plantar.

Ambas podem apresentar associada uma exostose (saliência) óssea, comumente conhecida como “esporão”.

A fascite, que acomete em especial mulheres entre os 40 e 70 anos de idade e atletas corredores, tem causa multifatorial, entre as quais podemos citar:

  • Aumento de peso;
  • Uso de salto alto;
  • Alongamento inadequado da planta do pé e da cadeia muscular posterior dos membros inferiores;
  • Climatério;
  • Fraqueza da musculatura intrínseca do pé;
  • Pés planos;
  • Pés cavos;
    Mudança de intensidade da atividade física;
  • Lesões por excesso de uso – Overuse.

Saliência Óssea - Esporão

Causa ainda é desconhecida

Estiramento excessivo da fáscia pode ser uma causa da doença

A causa exata é desconhecida, porém o estiramento excessivo da fáscia, além de microtraumas de repetição, geram processo de inflamação aguda e dor, e quando não identificada e tratada precoce e adequadamente, ocasionam um processo crônico e degenerativo, com consequente dor e desconforto prolongados.

O quadro clínico típico é a queixa de dor, de início insidioso (pode ser aguda), no primeiro apoio matinal, ou após algum período sentado, ao levantar-se, que melhora após os primeiros passos ou período de atividades. No fim do dia a dor torna-se mais intensa e é aliviada pelo repouso do pé.

Segundo Dr. Ostrowski, a duração dos sintomas pode persistir durante poucas semanas ou mesmo até alguns meses ou anos. “O Edema, calor ou vermelhidão local não são comuns”, diz.

Ortopedista pode encaminhar exames

DR. Marcelo Ostrowski do Incot

Segundo o médico do INCOT – Instituto Catarinense de Ortopedia e Traumatologia, além do exame clínico, que deve ser preferencialmente realizado pelo médico ortopedista, alguns exames complementares de imagem podem auxiliar no diagnóstico. As radiografias, e a ultrassonografia em geral são suficientes para identificar a fascite plantar.

Nos caos de dor persistente e refratária ao tratamento outros exames, como a ressonância magnética podem ser necessários, em especial para identificação de diagnósticos diferenciais, que podem cursar com sintomas semelhantes, como processos tumorais (raros), de compressão de nervos periféricos e até fraturas por fadiga óssea, estas mais comuns nos atletas corredores e pacientes com alterações do metabolismo do osso como, por exemplo, a osteoporose.

Como funciona o tratamento?

Precionar a planta do pé em rolo, garrafa ou algo do genero, massageando a planta dos pés.

Este tipo de alongamento deve ser feito com orientação especializada.

Você pode massagear a planta dos pés com a ajuda de uma bolinha fazendo movimentos circulares para aliviar as dores locais.

Mais uma sugestão de alongamento para aliviar dores e alongar a Fáscia plantar.

Mais um exercício indicado para aliviar as dores, alongar a Fáscia e evitar o agravamento da fascite plantar.

Leia mais

A pandemia ainda não terminou

Sabemos que lá no começo da pandemia em Março de 2021, não tínhamos ideia da extensão que teria e do alcance dela em todo o território nacional e de quantas pessoas perderiam seus entes queridos e amigos, que ficaríamos longe de quem amamos por tanto tempo e que mesmo depois de quase 2 anos ainda estamos precisando tomar todos os cuidados possíveis.

Agora com a vacinação em um ritmo acelerado, onde muitos já tomaram a primeira e a segunda dose podemos ter a sensação que tudo está se normalizando, e acabamos baixando a guarda, isso não é nada bom. 

Lembre-se de casos que a pessoa tomou as duas doses da vacina e infelizmente vieram a óbito por conta do vírus. Não nadamos portanto tempo para morrer na praia, continue se cuidando, continue protegendo que ama, alerte seus amigos e familiares, faça a sua parte.

Aqui na Incot estamos mantendo os mesmos cuidados e alertando os pacientes sobre este assunto.

A clínica continua sendo esterilizada sempre como de costume e intensificado durante a pandemia. Acesso aos ambientes da clínica somente de máscaras, Álcool 70% disponíveis em todos os locais dentre outros cuidados essenciais para a proteção de nossos colaboradores e para a sua própria proteção. 

Leia mais

Já parou para cuidar das suas articulações? Elas são essenciais para sua qualidade de vida

Tratamento como a viscosuplementação com ácido hialurônico é uma boa alternativa para o problema. Saiba mais sobre as articulações

 

Joelho é a articulação mais afetada com o passar do tempo – Foto: Reprodução/Pixabay

 

Se você já se aproxima ou está passando dos 50 anos pode sentir que as articulações não são as mesmas e, pela sua importância para todos os movimentos do corpo, merecem uma atenção especial.

Ou ainda, se você tem a doença chamada osteoartrose/osteoartrite ou conhece alguém que sofre deste mal, este é mais um motivo para ficar atento às possibilidades de tratamento e cuidados para evitar o desgaste que leva a processos inflamatórios, dores e dificuldades no seu dia a dia.

A osteoartrose/osteoartrite é uma doença que acomete principalmente pessoas acima de 50 anos devido ao desgaste articular. Este desgaste leva a processo inflamatório, dor e incapacidade funcional, que vai desde leve até grave. Pode acometer todas as articulações, mas o joelho está entre as mais afetadas, justamente pela sua alta funcionalidade no corpo.

 

Doença é crônica e progressiva. Cuide-se!

 

Explica o especialista Dr. Roberto Carvalho Krebs, do Instituto Catarinense de Ortopedia e Traumatologia (InCot) que, com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, teremos cada vez mais o aumento dos casos de osteoartrose.

Considerada de interesse de saúde pública, esta é uma doença crônica e progressiva, sendo um dos grandes desafios dos ortopedistas e médicos que tratam da patologia.

O objetivo do tratamento é evitar, ou melhor, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

 

“O tratamento baseia-se num conjunto de medidas para que consigamos estabilizar a patologia e melhorar a qualidade de vida dos acometidos pela osteoartrose/ostreoartrite, entre elas a redução de peso corpóreo, melhora da massa muscular através de atividade física orientada, fisioterapia, medicamentos para alívio da dor e inflamação, medicamentos ditos condroprotetores e a viscosuplementação”, informa Dr. Roberto.

 

Ácido hialurônico tem efeito mecânico para diminuir atrito articular – Foto: Reprodução Pixabay

 

Explica Dr. Roberto Krebs que a viscosuplementação com ácido hialurônico tem efeito mecânico para diminuir o atrito articular.

O líquido sinovial é composto por oligoelementos, entre os quais, o ácido hialurônico, que é considerado uma molécula chave na biomecânica articular.

“Acredita-se que o mecanismo de ação do ácido hialurônico está relacionado com a inibição de mediadores inflamatórios e enzimas condrodegenerativas, o que reduz o desgaste articular e aumenta a produção da matriz cartilaginosa, promovendo um alívio mais duradouro da dor, melhora da capacidade funcional e retardo da progressão da osteartrose, sendo uma das grandes armas que temos atualmente no combate desta patologia”, diz.

InCot está sempre procurando os melhores e mais atuais tratamentos para as patologias ortopédicas, pautado no conhecimento científico, ético e na seriedade. Procure seu médico de confiança e evite as doenças nas articulações, obtendo longevidade, com mais saúde e bem-estar.

Sobre o InCot

InCot é uma clínica com 38 médicos especialistas no assunto. São mais de 18 anos de excelência nesses serviços. É um lugar para a realização de exames complementares de RX e ultrassonografia, além de tratamentos e atendimentos de emergência.

Pensou em Ortopedia, pensou em InCOT, maior clínica de ortopedia da Grande Florianópolis.

 InCOT Mauro Ramos.

  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h.
  • Telefone: (48) 4042-0957
  • Whatsapp – (48) 9 9685-0099 (48) 9 8853-5706
  • Av. Mauro Ramos, 901, Centro – Florianópolis/SC

InCOT Premium.

  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h.
  • Telefone: (48) 4042-0957
  • Whatsapp – (48) 9 9690-3958
  • Rua Luiz Delfino, nº 31, 1º andar, Ed. Centro Médico Montes Alpha

 

 

Leia mais
Precisa de ajuda?