Conheça a Incot Premium - solicite mais informações

Funcionamento : Seg - Sex das 8:00 as 18:00
  Contato : (48) 4042-0957

Novas técnicas Ortopédicas

Novos tipos de materiais de implantes têm revolucionado a cirurgia ortopédica para corrigir o rompimento de tendões. Em especial no caso do ombro, a terceira geração da cirurgia nesta região, por via endoscópia (vídeo), permite que o ortopedista visualize toda a lesão utilizando âncoras com fios de alta resistência. Com isso, é possível fazer reparação específica para cada tipo de lesão, garantindo melhor fixação do tendão lesionado ao osso.

De acordo com o médico ortopedista Jonas Blanco, do Instituto Elo Ortopedia, cerca de 95% dos pacientes conseguem recuperar totalmente o movimento do braço ao final do tratamento fisioterápico pós-operatório. Segundo ele, no lugar das grandes incisões com muito sangramento e recuperação lenta, hoje o corte é mínimo e a cicatrização rápida e mais eficiente no religamento do tendão. ”Técnicas anteriores usavam apenas uma âncora com um ponto no tendão para amarrá-lo de volta ao osso. Agora, a fixação de uma área maior do tendão com dois pontos permite uma cicatrização mais rápida e eficiente”, afirma o médico. A ruptura do tendão na região do ombro pode acontecer por traumas, movimentos repetitivos (microtraumas), degeneração causada pela idade ou por fatores genéticos. O resultado é a redução dos movimentos do braço, acompanhada de muitas dores.

Prevenção

Jonas Blanco lembra que a prevenção pode evitar o rompimento de tendões, o que pode ser feito por meio de musculação e alongamento, além da observação da pessoa que costuma trabalhar muito com a região do ombro ou que pratica algum tipo de esporte que exige os membros superiores. Segundo o médico, nadadores e praticantes de tênis são os que mais acabam procurando ajuda por causa de lesões.
”Muitas pessoas confundem tendinite com um estágio em que o ombro já conta com microlesões. Neste momento é preciso ser feita uma avaliação clínica para verificar o grau de evolução dos ferimentos. Em alguns casos é possível tratar com medicamentos e fisioterapia, já em outros, se o rompimento for confirmado, somente a cirurgia pode reestabelecer o funcionamento do ombro”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 5 =

Precisa de ajuda?